CES – Corpo Europeu de Solidariedade
O Corpo Europeu de Solidariedade permite aos jovens participarem, individualmente ou em grupo, num projeto de voluntariado num país diferente daquele onde reside, dentro ou fora da União Europeia. Trata-se de uma experiência enriquecedora para os jovens que contatam com outros países, outras culturas e diferentes realidade sociais.
A Associação Tá a Mexer é uma entidade acreditada para enviar e acolher jovens para os projetos.
Como funciona?
Os jovens poderão participar em diferente projetos, de acordo com os seus interesses. Existem várias áreas tais como educação e formação, cidadania, ambiente, migração, cultura, etc…
As atividades a realizar podem situar-se em diversas áreas de intervenção e têm como objetivo o benefício para as comunidades locais, o desenvolvimento das competências do voluntário e a descoberta de novas culturas.
Os projetos podem ter curta ou longa duração ( de 2 a 12 meses) e são uma oportunidade única de desenvolver competências, aprender uma língua nova e ficar com memórias inesquecíveis!
Quem pode participar num projeto CES?
Jovens entre os 18 e os 30 anos.
O que está incluído?
- Seguro
- Apoio linguístico e formação
- Despesas básicas: viagem de ida e volta, alojamento e alimentação
- Subsídio para despesas pessoais
- Youthpass – é um certificado que descreve os resultados de aprendizagem obtidos com o projeto. Este passe jovem é uma mais valia para o currículo.
PROCESSO DE SELEÇÃO
1) Assim que tomamos conhecimento que um intercâmbio foi aprovado pela respetiva Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+, disponibilizamos as informações sobre os projetos através dos nossos canais de comunicação (site, facebook, etc). A partir daí começa o processo de inscrição e seleção dos participantes.
2) Manifesta, através de contacto telefónico ou email, o teu interesse em participar no projeto.
3) Após o contacto, a equipa da “Tá a Mexer” envia-te uma ficha de inscrição, que deves preencher e devolver. A tua candidatura será avaliada, tendo em conta, o interesse, a motivação, oportunidades de participação, adequação da idade às atividades propostas, entre outros fatores. Após a seleção dos candidatos, todos os elementos receberão, por escrito ou telefonicamente, um comunicado acerca do resultado das suas inscrições.
* Países do Programa: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Reino Unido, Suécia e Turquia
Desafia-te a ti mesmo!