CES – Corpo Europeu de Solidariedade

CES – Corpo Europeu de Solidariedade

O Corpo Europeu de Solidariedade permite aos jovens participarem, individualmente ou em grupo, num projeto de voluntariado num país diferente daquele onde reside, dentro ou fora da União Europeia. Trata-se de uma experiência enriquecedora para os jovens que contatam com outros países, outras culturas e diferentes realidade sociais.

 

A Associação Tá a Mexer é uma entidade acreditada para enviar e acolher jovens para os projetos.

 

Como funciona?

Os jovens poderão participar em diferente projetos, de acordo com os seus interesses. Existem várias áreas tais como educação e formação, cidadania, ambiente, migração, cultura, etc…

As atividades a realizar podem situar-se em diversas áreas de intervenção e têm como objetivo o benefício para as comunidades locais, o desenvolvimento das competências do voluntário e a descoberta de novas culturas.

Os projetos podem ter curta ou longa duração ( de 2 a 12 meses) e são uma oportunidade única de desenvolver competências, aprender uma língua nova e ficar com memórias inesquecíveis!

 

Quem pode participar num projeto CES?

Jovens entre os 18 e os 30 anos.

 

O que está incluído?

  • Seguro
  • Apoio linguístico e formação
  • Despesas básicas: viagem de ida e volta, alojamento e alimentação
  • Subsídio para despesas pessoais
  • Youthpass – é um certificado que descreve os resultados de aprendizagem obtidos com o projeto. Este passe jovem é uma mais valia para o currículo.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

1)  Assim que tomamos conhecimento que um intercâmbio foi aprovado pela respetiva Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+, disponibilizamos as informações sobre os  projetos através dos nossos canais de comunicação (site, facebook, etc). A partir daí começa o  processo de inscrição e seleção dos participantes.     

2) Manifesta, através de contacto telefónico ou email, o teu interesse em participar no projeto. 

3) Após o contacto, a equipa da “Tá a Mexer” envia-te uma ficha de inscrição, que deves preencher e devolver. A tua candidatura será avaliada, tendo em conta, o interesse, a motivação, oportunidades de participação, adequação da idade às atividades propostas, entre outros fatores. Após a seleção dos candidatos, todos os elementos receberão, por escrito ou telefonicamente, um comunicado acerca do resultado das suas inscrições.

 

* Países do Programa: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Reino Unido, Suécia e Turquia

 

Desafia-te a ti mesmo!

 


  • Desde .
  • Necessita de pré-inscrição
  • Projetos de curta e longa duração
  • 18 - 30 anos de idade

Coordenadora

Ana Catarina Pereira

Professor

Diretora Técnica do CATL Licenciatura em Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Pós Graduação em Ensino Especial - Domínio Cognitivo e Motor " O centro Lúdico é um espaço acolhedor, dinâmico e estruturado com o objetivo de ocupar o tempo livre das crianças após o período escolar proporcionando atividades que visam o estímulo e a criatividade de cada uma."

Downloads

Sobre Nós

Tá a Mexer: Associação de Educação, Formação e Animação Social e Comunitária
Ler Mais

Contactos

Rua António Maria Roque Delgado N.º21
Antiga EB1 da Lourinhã - Piso 1
Lourinhã

Telefone: +351 261 413 260
Fax: +351 261 413 260
Emai: geral@tamexer.pt

Obter Direções

Políticas